Oktoberfest na Fábrica Nortada!

Alguns já devem ter ouvido falar do Oktoberfest, há até certamente quem já tenha visitado a Alemanha por esta altura, mais propriamente Munique, o local de origem desta festa e, quem não ouviu nem visitou, possivelmente já viu fotos de homens e mulheres a servir 10 canecas de cada vez, vestidos com trajes folclóricos, com um à vontade que faz parecer fácil andar a transportar uns bons litros de cerveja para trás e para a frente, entre milhares de pessoas e ainda mais brindes.
Antes de avançarmos com mais descrições sobre a maior festa de cerveja do mundo, vamos dar um saltinho há 200 anos atrás ( talvez seja mais do que “um saltinho”, a não ser que tenham as pernas longas.) para vos falarmos de como tudo começou.

A 12 de Outubro de 1810, o então principe da Baviera Luis I e a princesa Teresa da Saxónia decidiram casar. Provavelmente decidiram antes, mas a festa foi nesse dia e a festa é que interessa não é?! Toda a população da zona foi convidada, o que deve ter dado uma bela festarola como podem imaginar. Estima-se que foram feitos cerca de 3.500.000 rissóis de salsicha e 2.700.800 tartes de maçã. Ok, estamos a brincar nesta parte da comida, não fazemos ideia, mas a festa correu de tal forma que começou a ser repetida todos os anos. Nessa altura a cerveja ainda não tinha o destaque que tem hoje em dia, mas de ano para ano o evento foi-se repetindo, ganhando cada vez mais fama e importância para a população e todos os que visitavam esta festa de anos gigante.

A partir do inicio do século XX até aos dias de hoje, o Oktoberfest é considerado a maior festa de cerveja do mundo, quem tiver dúvidas desse feito basta consultar alguns dos muitos recordes conseguidos aqui:

– Visitado por 6.9 milhões de pessoas.
– Consumidos 7,5 milhões de litros de cerveja.
– 35 tendas gigantes com 105,000 lugares sentados, que ocupam o equivalente a 1600 courts de tênis.

Dá para ter uma ideia – é “grandinho”!
Com o passar do tempo este conceito foi-se espalhando e podemos encontrar réplicas, umas maiores outras mais pequenas, do Oktoberfest um pouco por todo o mundo.

Como é óbvio, quando mete festas enormes e muita cerveja da boa ao barulho, o assunto interessa-nos.

Já estão a começar a perceber onde queremos chegar?

Assim, como não podia deixar de ser, a Fábrica Nortada vai ser palco da nossa versão do Oktoberfest, que irá decorrer entre dia 2 e dia 14 de Outubro.

Não se preocupem, é normal, nós também já estamos a salivar!

Pois, é verdade, aqui na Fábrica Nortada a festa já costuma ser garantida, é justo perguntar o que é que vai ter de diferente! Não vamos revelar tudo ao detalhe, mas bora lá deixar ainda mais água na boca.

Como o néctar sagrado não se faz de um dia para o outro, iniciamos há um mês a produção de uma Nortada especial para o Oktoberfest. O estilo? Uma Marzenbier – o estilo que se serve tradicionalmente no Oktoberfest – com a interpretação e criatividade da nossa mestre cervejeira Diana Canas e restante equipa de produção metida ao barulho. Aqui entre nós, é dificil controlar a alegria deles sempre que se fala em criar ou reinventar novos estilos de cerveja!
Um pormenorzinho importante que devemos referir: as canecas não vão falhar, por isso preparem esses biceps e treinem o vosso sotaque alemão, porque queremos tudo a dizer “Zum Wohl!” que é como quem diz, “saúde!”.

Não vos queremos deixar de barriga vazia e, por isso, para além de todas as opções de comida que temos normalmente no nosso brewpub, desenvolvemos um menu que segue a tradição gastronômica alemã! Não vamos descrever tudo o que o menu envolve, mas podem contar, por exemplo, com as tradicionais salsichas e tartes de maçã, o resto revelamos mais perto da hora!!

Para além disto tudo, vamos ter duas semanas de eventos sempre a bombar aqui na Fábrica – que vai estar pintada com as cores do Oktoberfest e com música tradicional alemã! Só para vos dar um cheirinho, durante o Oktoberfest vai haver: Pub Quizzes, Happy Hours, Stand-Up Comedy, Provas&Tours e Concertos! O melhor? Tirando as provas e tours que terão um valor simbólico de 2€ p/pessoa, tudo o resto será completamente de graça!

Não é preciso dizer mais nada pois não? Vai estando atento à nossa página de Facebook  e ao evento bit.ly/OktoberfestFábrica para teres mais informações e contacta-nos caso tenhas alguma dúvida!

Ficamos à tua espera na Fábrica, na rua de Sá da Bandeira, nº210! Boas Nortadas!

Morada

Rua de Sá da Bandeira 210
4000-427 Porto

Contactos

t. +351 220 181 000
e. geral@fcportuense.pt

Horário

2ª: FECHADO
3ª – 5ª: 12:00 – 00:00
6ª – SÁB: 12:00 – 02:00
DOMINGO: 16:00 – 00:00

© Cerveja Nortada 2018