PRODUÇÃO



A produção da cerveja Nortada envolve  planeamento, criatividade, uma vasta experiência no sector  e a selecção dos melhores ingredientes e equipamentos cervejeiros. Aqui podes ficar a conhecer mais sobre o nosso processo produtivo e matérias primas utilizadas, e assim percorrer o caminho das nossas cervejas desde os campos de cereais e lúpulo até chegar a ti, fresca e pronta a beber!

ÁGUA

É a base da formulação de qualquer cerveja e contamos com tecnologia de ponta que nos permite replicar as características e composição mineral da água de qualquer ponto do planeta. Assim podemos alcançar variedades de sabor ilimitadas.

MALTE

O malte é a fonte de açúcar para a fermentação. A combinação de diferentes variedades tem um papel determinante na definição do sabor, corpo e cor da cerveja. É por esta razão que todas as nossa receitas usam formulações com 100% malte.

LÚPULO

A flor de lúpulo é utilizada para equilibrar a doçura dos maltes, conferindo amargor e aroma à cerveja. Funciona também como uma forma de conservação natural.

LEVEDURA

É um fermento natural que transforma o mosto (mistura de água, malte e lúpulo) em cerveja, sendo o responsável pela conversão dos açúcares em álcool e gás (CO2).

MOAGEM

Na fase inicial do processo de produção, as diferentes variedades de malte são preparadas para iniciarem o processo de transformação. A sua trituração abre os grãos, facilitando o acesso aos açúcares e sua dissolução.
Duração média 30 min.

BRASSAGEM

É na sala de brassagem que os nossos Mestres Cervejeiros começam a pôr em prática a sua arte. Aqui misturam os diferentes tipos de malte com a água, trabalhando-os a elevadas temperaturas. No final, obtém-se o mosto - uma fórmula rica em açúcares prontos para ser fermentados.
Duração média 50 min.

EBULIÇÃO

O mosto é filtrado para retirar as cascas do malte em suspensão - dreche - e segue caminho para a caldeira de ebulição, onde é fervido. Aqui, os Mestres Cervejeiros adicionam diversas variedades de lúpulo e exploram todo o potencial desta planta, conferindo à cerveja a dose certa de amargor e aroma.
Duração média 1 hora

FERMENTAÇÃO

Terminada a preparação do mosto, este segue para a última fase de transformação. Nos tanques de fermentação, a levedura assume o protagonismo, convertendo os açúcares em Álcool e CO2. No final deste longo processo, obtemos a desejada cerveja.
Duração média 1 mês

ENCHIMENTO

Para que a possas desfrutar, a cerveja segue diretamente para as torneiras da nossa Fábrica, para os nossos parceiros com sistema à pressão e para a nossa linha de engarrafamento.
Duração média 1500-2000 garrafas/hora

PRONTA A BEBER

Esta magnifica viagem termina com uma Nortada bem fresca à tua frente, pronta para ser desfrutada.

Morada

Rua de Sá da Bandeira 210
4000-427 Porto

Contactos

t. +351 220 181 000
e. geral@fcportuense.pt

Horário

2ª: FECHADO
3ª – 5ª: 12:00 – 00:00
6ª – SÁB: 12:00 – 02:00
DOMINGO: 16:00 – 00:00

© Cerveja Nortada 2018